Equipe Átila Almeida e COBIB realizam visita técnica a Biblioteca José Antônio Gonsalves de Mello do Instituto Ricardo Brennand
22 de setembro de 2025
Na última terça-feira, 09 de setembro, a a gestão da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida e Coordenadoria de Bibliotecas da UEPB (COBIB), juntamente com a Comissão de Mídias, realizou uma visita técnica ao Instituto Ricardo Brennand (IRB), em Recife (PE), uma das instituições culturais mais importantes do país.
O Instituto Ricardo Brennand é reconhecido internacionalmente pelo seu acervo de arte, documentos históricos e ampla coleção de armas brancas. Instalado no histórico Castelo de Brennand, o Instituto abriga museus, pinacoteca, jardins e uma biblioteca que se destaca pelo trabalho contínuo de preservação e organização de materiais raros. O acervo da biblioteca é diverso, incluindo livros, periódicos, cartões postais datados da segunda metade do século XIX, discos em vinil, cordéis e outras obras raras, – grande parte- disponibilizados através de um sistema automatizado aos pesquisadores (geralmente alunos de mestrado e doutorado) de todo Brasil que são atendidos mediante agendamento o prévio assim como ocorre na Biblioteca Atila Almeida.
Uma curiosidade interessante é que, na Biblioteca, existe um espaço destinado para a formação dos guias que atuam dentro do Castelo fornecendo informação para os visitantes sobre as peças e mobiliário exposto.
A visita teve como objetivos principais conhecer as práticas de acesso e preservação de obras raras, o atendimento a pesquisadores, os métodos de organização e restauração do acervo, bem como promover troca de experiências e fortalecer laços institucionais, contribuindo para a memória e preservação do conhecimento no âmbito da UEPB.
A experiente bibliotecária Juliana Santiago, que atua no IRB há 23 anos, acompanhada dos integrantes Suzana Omena (Consultora de Conservação e Restauro), Norma Ciríaco (Assitente de Biblioteca) e Marcone Zimmerle (Pesquisador) conduziu nossa equipe pelos espaços da biblioteca. Durante a visita, a equipe conheceu os setores de processos técnicos, restauro, além do ambiente cuidadosamente organizado, com comunicação visual para registro das informações, garantindo a eficiência no uso e preservação do acervo.
A comitiva da UEPB contou com a participação da equipe da Biblioteca Átila Almeida, representada pela bibliotecária Estela Santos e pelas servidoras Ana Carolina Aragão, Vanessa Lenier e Isabelly Chaves. Também estiveram presentes a coordenadora geral da COBIB, Luciana Medeiros, a coordenadora adjunta, Irenilda Medeiros, e a assessora Hilayana Viana. Da Biblioteca Central, participaram o servidor Jean Medeiros e a integrante da Comissão de Mídias, Ana Virgínia Melo Leite.
Antes de iniciar a visita à biblioteca, a comitiva aproveitou o tempo disponível para conhecer a Oficina de Cerâmica de Francisco Brennand, observando técnicas e processos de produção artística. Ao final da visita a biblioteca do instituto, o grupo teve oportunidade de explorar as exposições do Castelo, ampliando a percepção sobre a riqueza cultural e histórica do lugar.
A iniciativa evidencia a preocupação da Biblioteca Átila Almeida e da nova gestão COBIB em proporcionar capacitação continuada, trocas de experiências e aproximação com instituições de referência, tornando a prática da biblioteconomia mais produtiva, inovadora e alinhada com padrões nacionais e internacionais. Iniciativas como esta contribuem diretamente para a valorização da memória, a preservação do conhecimento e o fortalecimento da pesquisa