21 anos de aniversário da Biblioteca Átila Almeida

18 de março de 2025

A Biblioteca Átila Almeida completou 21 anos em 2025, um marco importante para a comunidade acadêmica e técnica da UEPB. Ao longo dessas duas décadas, a biblioteca tem sido um espaço de conhecimento, pesquisa e cultura, acolhendo estudantes, professores e pesquisadores.

Convidamos você a conhecer um pouco da trajetória da Biblioteca Átila Almeida. Abordaremos as principais transformações e melhorias que ocorreram ao longo dos anos. além de informações sobre os eventos realizados em parceria com a biblioteca.

E você, qual foi a sua melhor experiência na Biblioteca Átila Almeida?

Linha do tempo - 2004 a 2025

2004 - A Biblioteca Átila Almeida foi incorporada à UEPB em 2004, sendo inaugurada no primeiro andar do edifício da Reitoria.
Com os esforços da Biblioteca Central, bibliotecários e auxiliares organizaram um mutirão para realizar o tombamento dos livros o mais rápido possível, visando a abertura ao público.
Na época da organização do acervo saiu uma reportagem para a TV Paraíba.

2007 – Após três anos dedicados à organização do acervo do professor Átila Almeida, a Biblioteca Átila foi oficialmente aberta para consulta pública, mediante agendamento.

2009 – Devido à necessidade de reestruturação e troca das estantes antigas por novas, a Biblioteca Átila Almeida precisou fechar temporariamente, sendo reaberta em seguida para continuar atendendo ao público.

2010 - A Biblioteca Átila Almeida expandiu seu acervo ao receber, por doação, as coleções de Raymundo Asfora e Honório de Melo, compostas por livros e revistas

2010 – No mesmo ano, adquirimos o acervo do professor Gilmar de Carvalho, enriquecendo nossa coleção com mais 4 mil exemplares de cordéis.

2011 – Com grande honra, a UEPB adquiriu o acervo de cordéis do poeta Manoel Monteiro, composto por aproximadamente 802 exemplares. Esse valioso acervo foi oficialmente recebido pela Biblioteca Átila Almeida no ano seguinte à sua aquisição.

2013 - Logo depois, o professor Gilmar de Carvalho doou cerca de 100 cordéis, que se somaram à sua coleção já presente na Biblioteca Átila Almeida.
2015 - Três anos após o fechamento do Diário da Borborema, todo o seu acervo foi incorporado à Biblioteca Átila Almeida.
Esse acervo é composto por jornais, discos de vinil, fotografias e diversos documentos.
O jornal foi parcialmente liberando em junho do mesmo ano para consulta.
2016 - O acervo do Dr. Bezerra de Carvalho foi inaugurado após dois anos de trabalho dedicado à sua organização, garantindo sua preservação e acessibilidade ao público.
Acervo fotográfico do Dr. Bezerra de Carvalho
2017 - A Biblioteca Átila Almeida recebeu o acervo do poeta Ronaldo Cunha Lima, a mais recente adição ao nosso acervo.
2017 - No mesmo ano foi inaugurado o projeto “Obra do Mês” idealizado pela equipe Átila Almeida em colaboração com a Biblioteca Central, com intuito de apresentar curiosidades sobre um exemplar da Biblioteca Átila a cada mês.
A primeira obra apresentada foi o primeiro volume da revista Veja de 1968. Onde foi apontado curiosidades, noticias da época e sobre a censura. O projeto foi finalizado em 2021.
2023 - No início do ano, iniciamos o processo de transferência da Biblioteca Átila Almeida para o espaço temporário onde estamos atualmente localizados.
A mudança levou cerca de 3 meses para ser concluída. O cuidado com todos os nossos materiais foi essencial para garantir que a transferência fosse realizada sem danos ou perdas.
Antigo lar do acervo da Biblioteca Átila no prédio da reitoria.
Parte do nosso acervo guardado.
Ainda estamos aguardando a finalização da reforma do nosso prédio, para que possamos reabrir e receber nossos queridos usuários, visitantes e servidores com a qualidade e o atendimento que merecem.
2014 a 2016 - Foi realizada uma força-tarefa para a construção do catálogo do acervo de livros, revistas e folhetos da Biblioteca Átila Almeida.
Com esse trabalho, passamos a oferecer aos usuários a possibilidade de consultar o que existe em nosso acervo, algo que antes não era possível, uma vez que não havia uma forma estruturada de busca por livros.
2015 a 2017 - Após dois anos de trabalho, os cordéis foram organizados e armazenados adequadamente
Tal projeto resultou em um acervo de cordéis mais seguro e devidamente preservado, garantindo sua proteção e longevidade.
Forma como os cordéis eram dispostos antes do projeto de armazenamento.
2016 - Lançamento o novo site da Biblioteca Átila Almeida, totalmente reformulado para oferecer uma experiência mais moderna e funcional. O site passou a disponibilizar os catálogos do acervo, além de informações detalhadas sobre o professor Átila e sobre a própria biblioteca.

Ao longo desses 21 anos, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida reafirma seu compromisso com a preservação da memória e a disseminação do conhecimento. Seguimos firmes na missão de oferecer um espaço rico em história e pesquisa, sempre de portas abertas para estudantes, professores e pesquisadores. Que possamos celebrar muitos outros anos de aprendizado e contribuição para a cultura acadêmica!

Parabéns à Biblioteca Átila Almeida e a todos que fazem parte dessa trajetória!

Notícia: Estela Santos
Revisão: Ana Carolina Aragão
Fotografias: Estela Santos e Acervo Átila.