Exposição sobre a vida e o legado do bibliófilo e patrono da Biblioteca de Obras Raras, Átila Almeida, agora on-line.

30 de novembro de 2023

Bem-vindos à exposição “A vida e o legado do bibliófilo e patrono da Biblioteca de Obras Raras, Átila Almeida, através do acervo fotográfico pessoal, como também registros visuais das páginas raras de seus livros.”. Esta é uma homenagem à vida e à influência duradoura do pesquisador Átila Augusto Freitas de Almeida e sua magnífica biblioteca de obras raras. Nesta exposição, convidamos você a conhecer mais sobre a história de Átila Almeida, seu compromisso com o conhecimento e o tesouro de obras raras que ele reuniu ao longo dos anos.

A trajetória intelectual de Átila Almeida ultrapassou os limites acadêmicos, ensinando não somente os números, mas mergulhando de maneira apaixonada nas letras, na cultura popular e em muitos outros campos.

Nesta exposição, apresentaremos fotografias do ilustre Profº Átila Almeida, com registros de sua juventude e de suas realizações como pesquisador e bibliófilo. Além disso, compartilharemos imagens de suas preciosas obras raras, que são testemunho de seu profundo amor pela cultura e literatura. Para marcar o centenário de seu nascimento, em 07 de novembro de 1923, o Sistema Integrado de Bibliotecas mergulhou no acervo e na história daquele que emprestou seu nome à Biblioteca de Obras Raras da Universidade Estadual da Paraíba, a qual celebra seu vigésimo ano de fundação.

A Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida abriga tesouros, como a primeira edição da “Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil” datada de 1595, e a primeira edição da obra “Eu e outras poesias,” de Augusto dos Anjos. Além disso, temos uma coleção de mais de dezoito mil títulos de cordéis, uma das maiores do mundo. Nossa biblioteca é uma guardiã de memórias e histórias, um patrimônio bibliográfico e documental que celebra personalidades relevantes para a Paraíba e que se estabeleceu como um dos principais centros de documentação da região.

Em nossa exposição, convidamos todos a se aprofundar nas imagens e nas palavras que representam a riqueza do legado de Átila Almeida. Ele foi um homem que abraçou a diversidade do conhecimento e continua enriquecendo nossa herança cultural.

Através desta celebração, prestamos homenagem ao seu legado e compartilhamos com o mundo a importância da preservação e disseminação do conhecimento.

Aproveitem a exposição!

Imagem 04