Exposição de obras raras da Biblioteca Átila Almeida marca início da Semana de Museus na UEPB
A 11ª Semana de Museus teve início na noite desta quarta-feira (15), na Universidade Estadual da Paraíba, com a apresentação de duas palestras e abertura da exposição “Obras Raras da Biblioteca Átila Almeida”, no Museu Assis Chateaubriand (MAC). O evento foi aberto pelo reitor Rangel Junior e o diretor do MAC, Ângelo Rafael. Presentes a abertura também estavam o pró-reitor de Arte e Cultura, José Pereira da Silva, e a teatróloga Lourdes Ramalho.
Rangel Junior ressaltou que é necessário criar, cada vez mais, condições para que toda comunidade possa se beneficiar dos museus. “Junto com outras ferramentas similares, também voltadas à educação, é possível construir uma sociedade ética e mais equitativa”, enfatizou. Ele acrescentou que a promoção da Semana e a comemoração pelo Dia do Museu – no sábado (18) – representam o reconhecimento dessas instituições que, independente de suas características, são locais de disseminação de conhecimento, descoberta de novos saberes e de reflexão.
O Pró-Reitor de Arte e Cultura da UEPB sublinhou a importância da Semana de Museus para discutir a identidade cultural, assim como a função de pesquisar, preservar e divulgar. Já o diretor do MAC, apontou a relevância do tema “Museus (Memória+Criatividade) = Mudança Social”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), nesta edição da Semana Nacional de Museus. “Para nós é um tema muito importante e oportuno. Estar em um Museu é ter contato direto com as pessoas e vivenciar transformações proporcionadas pelas atividades culturais que o Museu realiza, além de incentivar a criação artística”, afirmou.
Em seguida, houve a palestra da professora Joseilda Diniz, abordando o tema “Literatura e Memória”. Durante sua preleção, Joseilda abordou aspectos como a amizade profícua entre José Alves Sobrinho e Átila de Almeida. “Foi a parceria perfeita entre o poeta autodidata e o intelectual”, apontou. Ela ressaltou ainda que embora não figure entre os cânones literários, José Alves Sobrinho foi um grande poeta e pesquisador da poesia popular.
Dando prosseguimento a programação, o professor Chico Pereira proferiu a palestra “A Campanha dos Museus de Assis Chateaubriand”, na qual destacou a Campanha Nacional de Museus Regionais, criada na década de 60, com o intuito de descentralizar o foco das manifestações de arte do eixo Rio-São Paulo.
Às 20h30, o professor Josemir Camillo abriu a exposição Obras Raras da Biblioteca Átila de Almeida, que vai dos séculos XVI aos séculos XIX e XX. Constam na seleção, obras relevantes em diferentes áreas do conhecimento, a exemplo dos dicionários de Bluteau (1712-1728) e de Morais (1815), Os Lusíadas (1898) e a coleção Eu (poesias completas/1ª edição) de Augusto dos Anjos. A exposição seguirá até o dia 30 de junho.
A UEPB integra a Semana de Museus pelo quarto ano consecutivo. O evento, que acontece anualmente, atingiu número recorde de museus inscritos, com 1.252 instituições participantes, e estará presente em 535 municípios do Brasil. O objetivo é mobilizar os museus brasileiros de forma a concentrarem suas programações em um mesmo tema, estimulando o interesse do público. Em Campina Grande, o evento é promovido pela Pró-Reitoria de Arte e Cultura (UEPB), Museu Assis Chateaubriand (UEPB) e Instituto Brasileiro de Museus.
Confira a programação dos próximos dias
16 de maio
18h – Mesa-redonda e elaboração da Carta de Compromisso MAC/UEPB com a integração entre os museus de Campina Grande
Local: Auditório do MAC/UEPB
20h – Abertura da Exposição: “Coleção Ecoarte”
Local: MAC/UEPB
17 de maio
18h – “Sarau ao Pôr do Sol” em homenagem ao Dia Internacional dos Museus
20h – Abertura da Exposição: “Maneira Simplérrima de esquecer o que não deve ser lembrado”, de Luciana Urtiga
Local: MAC/UEPB
18 de maio
8h às 18h – Integração com Arte
Local: Terminal de Integração de Campina Grande
Créditos: www.uepb.edu.br
Você precisa fazer login para comentar.