Obra do mês de setembro: livro “Usina – José Lins do Rêgo – 1ª edição, 1936”

9 de setembro de 2019
Fotografia: Paulo Alves
Usina – José Lins do Rêgo – 1ª edição, 1936

Entre o texto e o contexto, a memória pessoal e a coletiva, a formalização estética e o processo social encontram um novo momento de estética literária instaurado no cenário cultural brasileiro: o regionalismo. Ao lado de nomes como os de Raquel de Queiroz, Jorge Amado e Graciliano Ramos, marca-se o de José Lins do Rêgo, paraibano da cidade de Pilar, representante importante dessa nova escrita literária.

Na composição de sua obra, destaca-se o que se convencionou por “Ciclo da cana-de-açúcar”, constituído por seis romances: Menino de Engenho (1932); Doidinho (1933); Banguê (1934); Moleque Ricardo (1935); Usina (1936); Fogo Morto (1943). José Lins do Rêgo consolida nesses romances, por meio dos ambientes e dos sujeitos retratados, um enaltecimento ao tempo de engenho, estabelecendo uma crítica a sua época e à rápida modernização, amparada por um discurso do determinismo tecnológico. Assim, a leitura de suas obras não reconduz apenas às tensões sociais, aos aspectos sociais e econômicos ou ainda às relações de poder e aos conflitos humanos vivenciados naquele contexto, mas reestabelece também os discursos produzidos naquele imaginário cultural e consolidados numa linguagem simples, melódica e regional.

Compreendendo a relevância de sua obra no contexto nacional e local, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, através do projeto de extensão “Obra do Mês”, elege no mês de setembro a primeira edição do romance “Usina”, do ano de 1936, da Livraria José Olympio Editora. Essa obra destaca-se pelo modo singular que o escritor paraibano recria, por meio das imagens literárias, um cenário de súbita transformação, que alcança tanto a vida dos trabalhadores da zona canavieira nordestina, como também dos trabalhadores urbanos que iniciavam suas primeiras reivindicações de caráter trabalhista, retomando em sua escrita parte da discussão apresentada pelo autor em obras anteriores.

A escolha da obra “Usina”, a penúltima do “Ciclo da cana-de-açúcar”, ocorre no mês que marca os 62 anos da morte do escritor e se justifica pela relevância estética e cultural para a região Nordeste, além de se caracterizar como um romance em que José Lins do Rego concede voz e representatividade a inúmeras personagens, especialmente aos desfavorecidos, aspecto que o diferencia das demais produções, já que, por vezes, essas vozes foram silenciadas em outras narrativas do mesmo autor.

Fotografia: Paulo Alves
Usina – José Lins do Rêgo – 1ª edição, 1936

A primeira edição da obra “Usina” pode ser consultada de segunda a sexta feira, das 8 às 17 horas, na Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, situada no primeiro andar da Administração Central, Campus I, Universidade Estadual da Paraíba.

Texto: Ana Carolina Aragão