Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida ganha novo site para divulgação de conteúdo da cultura popular

16 de setembro de 2016

Com um acervo composto por mais de 64 mil exemplares, entre livros e cordéis, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está com um novo site. Desenvolvido pela equipe de webdesign da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), juntamente com a equipe da biblioteca, o novo site ganhou ferramentas que facilitam o acesso às informações por parte dos usuários.

A marca que identifica a biblioteca foi desenvolvida pelo designer gráfico Julio Cesar Gomes de Oliveira, da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Instituição e tem como inspiração a imagem de um pavão, uma vez que, apaixonado pela literatura e cultura popular, o professor Átila Almeida deu continuidade ao acervo iniciado pelo pai, Horácio Almeida, dedicando-se à elaboração de uma biblioteca composta por publicações que reverenciam a preservação da cultura popular e, entre suas aquisições, está um vasto acervo de literatura de cordel, no qual uma das grandes paixões era a obra de José Camelo de Melo Rezende, “O Pavão Misterioso”.

É da paixão pela cultura popular e por esta obra que surge o ícone gráfico que compõe a marca da Biblioteca Átila Almeida. O pavão é uma figura de significado mágico, que está associada a beleza, ao poder da transmutação, à prosperidade, à descoberta do desconhecido e à amplitude da consciência. A gravura ressalta o valor da xilogravura para o cordel e remete ao pavão literário de Melo Rezende. Sua calda é um livro aberto, que representa a descoberta através leitura, do conhecimento. O posicionamento de sua cabeça indica que o próprio pavão, como figura da cultura popular, folheia as páginas, mostrando a todos o simbolismo da literatura popular.

A estrutura visual do site é totalmente diferenciada e estilizada de acordo com a especificidade da biblioteca. O webdesigner Martinho Vieira explica que para o site da Biblioteca Átila Almeida foi criado um layout próprio por ela ter um contexto diferenciado do padrão administrativo da UEPB. “Para tal efeito utilizou-se como inspiração a xilogravura dos cordéis, que também são representados em sua marca, e o uso de um tipo que remetesse a máquinas de datilografia. A navegação em uma única página tem a função de apresentar a biblioteca ao visitante, levá-lo a conhecer seus acervos e, por fim, solicitar uma visita” explica.

Para tornar o site ainda mais atraente, foram adicionados novos recursos de pesquisas para que os pesquisadores tenham acesso, além de um histórico da Biblioteca e do professor Átila. No novo site, também foi disponibilizado um catálogo de todas as obras disponíveis na Biblioteca, o que não existia antes, e uma ferramenta destinada para agendamento.

Concebida dentro de um universo de encantamento e raridades em pleno interior nordestino, a Biblioteca Átila Almeida, é detentora da maior coleção de cordel da América Latina e se configura como uma valiosa opção aos pesquisadores e interessados em consultar obras raríssimas, cordéis, periódicos e jornais. O acervo de cordéis da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida é um dos maiores do país. Composto por títulos raros, datados a partir de 1848, o acervo possui obras de cordelistas consagrados, tais como Gilmar de Carvalho, José Alves Sobrinho e Manoel Monteiro.

A Átila também abriga o acervo do Diário da Borborema, com 808 livros com aproximadamente 17 mil exemplares do extinto jornal e em torno de 6 mil imagens, além do acervo de Severino Bezerra de Carvalho, que conta com livros dos séculos XX e XXI, muitos de edições raras e especiais das mais diversas áreas.

O novo site já está no ar e pode ser acessado no endereço http://bibliotecaatilaalmeida.uepb.edu.br/.

Texto: Severino Lopes